sábado, 11 de outubro de 2014

Anos 70's : Dúvidas

Oi mores!

Vendo o jornal local esses dias, me deparei com mais uma incrível  reportagem sobre moda, dessa vez falando sobre a moda na década de 70. Ah, eu adoro falar um pouco sobre a história da moda e creio que você também não é? Já que tudo hoje em dia é releitura e cópia mas ok.



Não sei qual o método de seleção foi bolado para escolher a pessoa para falar sobre as tendências da época, já que a tal da novela das seis da globo ''Boogie Oogie'' (eu não assisto) está em alta e todo o povo escravizado da globo adora copiar os looks e falar os bordões das novelas.



Ficou claro que a cidadã que foi falar sobre a moda dos anos 70 estava, digamos, equivocada com algumas informações, vamos esclarecê-las?



Tie Dye

consiste numa técnica criada na época dos anos 70 para tingir tecidos. Usada até hoje, o Tie Dye significa ''amarrar e tingir'', ou seja, você amarra a sua peça de roupa e mergulha sobre a mistura de água quente e diferente tons de tinta para tecido.



* A imagem mostrada foi a de um tribal indiano e citado como Tie Dye, parecido com esta imagem:



Outro fato curiosíssimo foi a dica de maquiagem sugerida pela cidadã. A década de 70, com uma grande cartela de cores, que envolve a era disco e os movimentos hippie's foi limitada apenas a um tom de rosa muito do firimfimfim. Vamos ver abaixo algumas dicas de make ?


Sabemos que a década de 70 foi RI-QUIS-SI-MA quando o quesito é acessórios! Colares, brincos, pulseiras, bandanas, anéis e outros tipos de badulaques que até hoje são super usados!! E o que vimos na reportagem foi uma imitação de um óculos da PRADA da coleção passada ): , seguem abaixo algumas fotos com acessórios da época, você com certeza deve ter um em casa !!





E pra finalizar, as roupas é claro! Anos 70 não se resume a batinhas!! estampas, tons terrosos, franjas, jeans, floral, e tons vivos para a noite também compõe a formação das produções:









Então mores, acho que uma jogadinha no Google não faz mal a ninguém antes de gravar alguma coisa não é? Espero ter ajudado e ter esclarecido algumas dúvidas sobre inspirações pra montar os looks e sair na rua igual a mocinha da novela!





  

domingo, 17 de agosto de 2014

Falando um pouco sobre Visual Merchandising



Oi gente, tudo bem? Bom fiquei essa semana pensando em algo interessante pra postar aqui no blog até que cheguei a conclusão de contar pra vocês um pouco sobre a minha experiência profissional. Mas os comentários sobre os produtos ainda não acabou certo? Espero que com esse post, possa esclarecer a mente de pessoas que já trabalham com Moda, ou aqueles que querem trabalhar, mas que querem uma opinião de quem já tá no meio.
Bom, tudo começou lá atrás em 2009 quando mudei o curso na faculdade. Eu fazia Publicidade e Propaganda e resolvi mudar para Design de Moda devido a facilidade com o desenho e criação. Chegando no curso pude conhecer diversas áreas em que um profissional da área de Moda pode atuar sem ser apenas o desenho em si, mas, aonde procurar? Ainda mais aqui em Recife/PE? Bom, os meses foram se passando (o curso só durou dois anos), enquanto isso a galera que eu tinha conhecido no curso de comunicação tava conquistando o seu espaço e eu já tava em pânico né, porque não tinha arrumado nenhum estágio.
Posso dizer que tive sucesso nos trabalhos da faculdade, mas não foi suficiente pra agradar os professores né? Muito estágio fake foi oferecido, sem remuneração, sem reconhecimento... Mas valeu para ter a certeza de que esse glamour todo da Moda não é tão legal assim.
Formei-me no final de 2011, ainda passei os seis primeiros meses de 2012 sem trabalhar de fato, até que apareceu o primeiro emprego, como Visual Merchandising. Eu não fazia a menor ideia do que se tratava mesmo assim coloquei meu currículo. Fui chamado pra entrevista.
O processo seletivo foi bem simples, só tinha eu e mais duas. Uma desistiu, porque viu a prova relacionada à Moda e a Visual Merchandising e ficou apavorada, mas ainda tinha outra candidata. Como estava recém-formado, ainda tava com os conhecimentos fresquinhos na minha mente e deu pra desenrolar tudo. O que caiu no caderno de provas foi:

  •          Tendências de Moda;
  •          Merchandising Visual;
  •          Marketing e Propaganda;
  •          Desenho de Moda;
  •          Produção de Moda e Stylist.


Vocês devem estar se perguntando ‘’mas porque desenho de moda?’’, porque em todas as empresas eles pediram para fazer croquis (desenhos) de vitrines, mesmo as lojas não sendo do seguimento fashion. Pois é galera acho que o que me frustrou um pouco deve ter sido isso né? As lojas não serem do seguimento que eu, e muitos estudantes de moda por aí a fora sonham em trabalhar, mas vamos continuar com o post...
Depois que fui aprovado e começou o ‘’treinamento’’ tive a surpresa: todos os meus colegas de trabalho nenhum deles tinham formação de Moda ou algo relacionado aos assuntos da prova. Logo, qualquer um pode se tornar um Visual Merchandising dentro dessas empresas. A maioria dos casos, sempre é de um consultor (vendedor) que com o passar do tempo consegue ser promovido.
Todas as empresas tem um padrão específico de Visual Merchandising e todo esse material é enviado pro profissional para que ele execute na empresa, mas atenção: o Visual Merchandising NÃO tem autonomia para executar livremente o que lhe foi designado! Todo corpo gerencial da empresa tem acesso ao material que deveria ser exclusivamente do Visual Merchandising já que ele foi selecionado e capacitado para fazer aquela função (ou pelo menos na teoria é assim).

PERGUNTAS FREQUENTES
Separei algumas das perguntas que sempre me fazem a respeito dessa profissão e que eu já to cansado de responder hein rs, vou deixar todas aqui pra esclarecer dúvidas:

  •          O que um Visual Merchandising faz?

- Cuida de todas as ações de merchandising, exposição de produtos, como eles são posicionados para o publico, sinalização da loja, ornamentação da vitrine (posicionamento, colagem de adesivos, precificação, limpeza, etc.) em casos de lojas que vendem roupas e acessórios, também é responsável pelas produções de moda dos manequins, ornamentação de paredes e ações de marketing.

  •          Para ser um Visual Merchandising é obrigatório ser formado em Design de Moda?

- Não. Você pode entrar na empresa em um cargo inferior e ir sendo promovido.

  •          Um Visual Merchandising ganha bem?

- Não. Do corpo gerencial, é o menor salário.

  •          O Visual Merchandising atende os clientes?

- Não, mas na maioria dos casos o Visual Merchandising usa a mesma farda dos vendedores e acaba exercendo o atendimento, o que acaba atrasando e atrapalhando o verdadeiro trabalho.

  •          Qual o horário de trabalho?

- Bom, eu trabalhei em dois horários diferentes. Um foi das 8:00 às 17:00 de seg. a sex. e sábado das 8:00 às 12:00. Domingo e feriado folga. E o outro horário era das 9:00 as 16:00 de seg. a sex. e sábado das 9:00 as 18:00 e domingo e feriado também folgava.

  •          Qual a roupa usada pelo Visual Merchandising?

- Me baseando pelas empresas em que eu trabalhei, usei o mesmo fardamento que os vendedores.


Bom gente, coloquei assim por alto pra vocês terem uma noção do que é mais ou menos. Quem tiver mais perguntas ou algo a acrescentar é só deixar nos comentários ok? Apesar do nome ser muito bonito e atraente, é um cargo de muuuito trabalho, paciência e na maioria das vezes um belo sangue frio pra aturar certas coisinhas rs. As duas empresas em que eu trabalhei não ser do segmento fashion, além das produções de moda, também fazia Visual Merchandising com calçados, cama mesa e banho, utilidades para o lar, brinquedos, dentre outros.


quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Old Spice e seus ''cabra machos''






Fiquei pensando no que postar por aqui enquanto não aparece nenhum produto pra testar, eis que quando dou F5 na página do Facebook aparece nas ''publicações sugeridas'' a página do tal ''Old Spice'', uma marca internacional que chegou recentemente ao Brasil com uma linguagem, digamos, ''ousada''.






Claro que por se tratar de Brasil,vale tudo na hora de fazer o material publicitário para que o produto em destaque entre em evidência e fique no nível dos que já são conhecidos e queridinhos do público.Ao contrário das agências internacionais a empresa escolhida aqui no Brasil usa do argumento desodorante de ''homem homem'' ou ''feito com partículas de cabra macho'' para atrair o público masculino para a compra do produto.






Ora, até onde nós sabemos um homem (independente de ser gay ou não) tem a necessidade de se higienizar sem precisar de tal apelo midiático não é? Estaria a equipe da Old Spice insinuando que marcas de peso, algumas citadas aqui no blog como Rexona e AXE, marcas exclusivamente para gays?Sendo gay ou não todos são homens e a necessidade da pele e a maneira como se transpira são iguais, então soou como ''sem noção'' a mensagem que essa marca quis passar aqui.





Analisando a página da marca aqui no Brasil, muitas pessoas (inclusive mulheres) deixam sua indignação nos comentários a cada foto postada pela equipe da página.Claro que tem outros (a minoria) que apoia e concorda com o tipo de propaganda mas o principal ainda está por vir: a qualidade e eficiência do produto, que não atende as expectativas.Nem todos são 48 hrs, não tem o efeito antitranspirante e as fragrâncias simplesmente desaparecem após a aplicação. 


Além de usarem atores consagrados como Malvino Salvador e Eduardo Moscovis nas propagandas mostrando eles como ''homem homem'' e a figura típica do ''cabra macho'' aqui nas terrinhas tupiniquins.Mas será que os dois não leram nenhum spoiler disso?Só sei que quase não vejo nenhum comercial do produto na tv aberta, ele ainda é difícil de ser encontrado em lojas do ramo,e a página na internet deu uma esfriadinha...






                    


segunda-feira, 14 de julho de 2014

Testei e não gostei !




Gente o que está acontecendo com os produtos da Rexona For Men ? De uns tempos pra cá, o desempenho do produto na axila masculina vem decepcionando. Não sei se acontece com vocês, mas na minha pele ele não obtêm tanto êxito!












Embalagem: Mudaram a embalagem, deixando o produto com o design bacana, essa trava de segurança não tem problemas, realmente no quesito design arrasou!

Durabilidade: Realmente cumpre o prometido!Dura SIM 48 hrs, podem usar, malhar, dançar sem medo, ele aguenta !

Fragrância: Nem todos são cheirosos. O pior cheiro é o ACTIVE,gente, muito ruim!O cheiro não é nada convidativo, as vezes dá a sensação que você tá com um cheiro ruim nas axilas!Os mais cheirosos são QUANTUM e o V8.

Efeitos na pele/roupa: Muita gente reclama principalmente dos desodorantes que mancham a roupa não é ?Você vai, se arruma pra sair, coloca o desodorante pega a sua melhor camisa e PIMBA aquela mega mancha branca.Se você correr de imediato para uma pia mais próxima e jogar água ele some, mas caso o contrário vai ficar com aquela mancha branca na sua roupa pra sempre. Na região da axila, como os homens transpiram mais porque a maioria não se depila, pode até manchar debaixo do braço da camisa, se ela for de cor clara, fica bem visível, aquele famoso ''tom de encardido''.Se você tiver pelos na axila, ele gruda como cola!Fazendo com que você passe horas no banho para poder remover, depois disso eu sempre tô depilando agora .

Apesar disso a Rexona For Men é uma linha que realmente deixa o homem com cheiro masculino e dura realmente 48 hrs e não te deixa passar vergonha com cheiro ruim né ?